A educação precisa resistir: veja como foi o 19 de maio

Saiba como foi o 19 de maio em todo país, dia de luta chamado pelo ANDES-SN, FASUBRA, SINASEFE, UNE e FENET, para a marcar a campanha “a educação precisa resistir”.

Com a consigna ‘vacina, pão, saúde e educação – fora Bolsonaro e Mourão’ as entidades representativas de docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes das universidades, institutos federais e CEFET, marcaram o 19M em todo o país.

Neste 19 de maio a base do ANDES-SN paralisou as atividades remotas, após rodada de assembleias que apontaram a necessidade de construção de uma grande mobilização nacional em conjunto com a FASUBRA, o SINASEFE, a UNE e a FENET.

Mesclando atividades online com atos simbólicos presenciais, a jornada intitulada “A educação precisa resistir”, foi uma espécie de preparação para o grande ato nacional de 29 de maio – Povo na Rua pelo Fora Bolsonaro. No sábado, 29 de maio, a proposta é concentrar a partir das 15h em frente a Prefeitura de Porto Alegre, para fazer um grande ato pelo fim do governo da morte.

Para construir um ato representativo e massivo em 29/5, o 19M foi pensado a partir de atos simbólicos que ocorreram em todos os estados e no distrito federal.

Nacionalmente ocorreu uma live que mostrou alguns dos atos simbólicos país afora, e contou com a manifestação de lideranças sociais, sindicais, estudantis e de parlamentares. Na capital gaúcha as atividades de rua aconteceram pela manhã, em frente a FACED da UFRGS, e à tarde, junto ao prédio do Campus Porto Alegre do IFRS.

O dia de luta encerrou com uma live local, com participação de entidades da UFRGS, UFCSPA e IFRS, que contou com as representações mais combativas do movimento docente, como o ANDES/UFRGS, o SindoIF e o Ação Docente na UFRGS, além da Assufrgs Sindicato, da APG/UFRGS, da APG/UFCSPA, do DCE/UFRGS, do DCE/UFCSPA e da FENET.

Fique com algumas imagens do dia de luta 19 de maio: a educação precisa resistir. E não esqueça: sindicato é pra lutar, não para assistir!

Vaja as fotos do ANDES-SN em todo país (clique aqui).