Em defesa da vida voltaremos às ruas em 19 de junho

Com avaliação positiva das mobilizações, a campanha FORA BOLSONARO impulsiona novo dia de luta, será no sábado 19 de junho. Saiba mais.

A Comissão Nacional da Campanha Fora Bolsonaro reuniu-se nesta quarta, 02 de junho, para avaliar o resultado das mobilizações unitárias das últimas semanas e para sistematizar propostas de continuidade das lutas conjuntas pela derrubada do governo da morte.

Leia os Protocolos de Segurança do SindoIF para saber mais sobre como participar das atividades de rua de forma segura. Nossa seção sindical comprou máscaras PFF2 e protetores faciais para distribuir para os/as colegas que desejarem compor os atos da campanha FORA BOLSONARO.

Segue uma breve síntese formulada pela coordenação nacional da Campanha FORA BOLSONARO:

1. As mobilizações dos dias 26 e 29 de maio são o resultado da unidade construída entre centenas de organizações a partir da Campanha Fora Bolsonaro. Essa unidade deve ser valorizada, fortalecida e ampliada.

2. As manifestações do último sábado envolveram centenas de milhares de pessoas em todo o Brasil, no exterior e nas redes sociais. Os atos foram relevantes e representativos levando às ruas um público mais amplo do que os militantes das organizações e catalisaram a indignação crescente da população com o governo genocida de Bolsonaro. Essa mobilização, com sua amplitude e dimensões, só foi possível por meio da convergência de diferentes organizações populares, sindicais e partidárias e diferentes ativismos como o dos movimentos negros, feministas e da juventude.

3. Foi importante para uma mobilização abrangente a agregação das bandeiras de luta. À luta pela vacina para todas as pessoas pelo SUS e pelo auxílio emergencial de R$600 até o fim da pandemia, somamos a luta dos estudantes e educadores contra os cortes na educação, as lutas do povo negro contra a violência e o racismo e as luta em defesa do serviços públicos e da soberania, contra a reforma administrativa e as privatizações.

4. Repudiamos os atos de violência policial e abuso de autoridade contra manifestações pacíficas, como os ocorridos em Recife e Goiânia. Registramos nossa solidariedade às vítimas e estamos acompanhando a apuração das responsabilidades. Destacamos que cabe às forças de seguranças e governos estaduais garantir o direito à livre manifestação e a segurança dos participantes, reprimindo as arbitrariedades policiais.

5. Todas as manifestações na sua mobilização, realização e no seu conteúdo deram grande visibilidade e importância às orientações sanitárias de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. Essas orientações e condutas devem ser reforçadas e aprimoradas nas próximas ações.

PRÓXIMOS PASSOS:

6. Diante de diversas proposições para continuidade das nossas lutas, as organizações e frentes convergiram na indicação do sábado, 19 de junho, como próximo Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro.

7. Como parte do processo de organização e mobilização convocamos a 4ª Plenária Nacional de Organização das lutas populares para a próxima quinta-feira, 10 de junho, às 18h.

8. Os operativos estaduais da campanha devem reunir-se, desde já, para iniciarem o planejamento e a organização das ações do próximo dia 19. Orientamos que plenárias amplas, abertas à toda militância e ativismo, sejam realizadas em cada estado entre os dias 9 e 14 de junho como parte do processo de mobilização e multiplicação das manifestações, para que aconteçam no maior número de cidades possível.

9. Assim como no #29M, nossa comunicação deve estar no centro das ações de organização, agitação, divulgação e cobertura de todos os atos nacionais e internacionais de maneira ampla e inclusiva. A difusão com os cuidados e prevenção à Covid19 devem persistir. É neste espaço da comunicação que se faz a práxis da unidade do nosso movimento, por isso é fundamental a participação de todas as entidades e articulações estaduais na batalha da comunicação. Lançamos novos perfis nas redes:

Instagram: https://www.instagram.com/forabolsonaronacional/

Twitter: https://twitter.com/forabolsonarona

10. Reafirmando nosso calendário de lutas, chamamos todos e todas a mobilizarem-se nas redes e em ações simbólicas no próximo sábado, 5 de junho, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta data teremos mais uma oportunidade de denunciar as ações nefastas do governo Bolsonaro, o Ministério do Meio Ambiente e a gestão de Ricardo Salles caracterizada pela destruição das políticas ambientais e dos biomas brasileiros. Uma manifestação será realizada em Brasília. E ações nas redes sociais, a partir das 11h, com as tags: #EnDefensaDelPlaneta e #PovoVivoFlorestaEmPé

CALENDÁRIO

🗓️ 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente: ações simbólicas e nas redes