Fiocruz indica que passaporte vacinal é fundamental para o momento da pandemia no país

Por sindoif

O Observatório Covid-19 Fiocruz voltou a defender a estratégia da cobrança do passaporte da vacina como fundamental no atual momento da pandemia no país. Leia detalhes.

O avanço da vacinação no país vem sendo essencial para o controle da pandemia. Cada vez mais pessoas estão com esquema vacinal completo e, com isso, há queda contínua dos casos graves, internações e óbitos por Covid-19 – segundo a Fiocruz.

O gráfico demonstra que, mesmo com apenas 10% da população com esquema vacinal completo em maio, já se iniciava uma queda significativa das mortes, o que permitiu que saíssemos do período de maior crise e colapso dos serviços de saúde, quando chegamos a ter 3 mil óbitos diários. Com a aceleração da vacinação a partir de agosto, a tendência de queda no registro de mortes se consolidou, chegando aos valores atuais estáveis, em torno de 500 por dia.

A vacinação demonstrou ser um grande diferencial no controle da pandemia e acabou por permitir a retomada gradual de atividades e eventos. O passaporte de vacinas se mostra fundamental neste momento, como estratégia de saúde pública para acelerar e ampliar os ganhos já obtidos até aqui, defendeu a Fiocruz em publicação de 6 de outubro. Veja a seguir as recomendações da Fiocruz e leia o boletim na íntegra.

⚠️ Porém, a pandemia não acabou, máscara 😷, distanciamento físico 🧍🏽‍♀️➖🧍🏿 e higienização das mãos 👏🏼🧼 ainda são medidas de proteção necessárias, principalmente em ambientes onde não há certeza se todos já completaram o esquema vacinal.
 
💉 E lembre-se, é preciso completar a imunização, com as duas doses das vacinas que seguem esse esquema vacinal. 📅 Procure o calendário de sua cidade e tome a segunda dose quando chegar a sua vez.
 
Compartilhe nosso conteúdo