Governo propõe reajuste linear de 5% para todas as categorias

O governo federal anunciou nesta quarta, 13, proposta de reajuste linear de apenas 5% para todas as categorias do serviço público federal. Sindicatos vinculados ao Fonasefe afirmam que a proposta está muito abaixo da inflação do período do governo Bolsonaro.

A decisão por um reajuste de 5% foi tomada numa reunião entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o próprio Bolsonaro no Palácio do Planalto. O governo quer anunciar o quanto antes a medida para aplacar os movimentos de servidores, que deflagraram greves e manifestações, segundo anunciaram os jornais O Globo e Folha de São Paulo.

O valor ficou significativamente abaixo do reajuste emergencial de 19,99% requerido pelos sindicatos que compõem o Fonasefe. Diante deste cenário, a ideia de algumas categorias é seguir pressionando o governo com greves e mobilizações para que o índice seja ampliado.

O valor de 19,99% foi solicitado pelo Fonasefe em documento protocolizado em 18 de janeiro no Ministério da Economia e era referente a reposição da inflação do período entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021. De janeiro até março de 2022 a inflação somou 3,2% mantendo forte tendência de alta. Somente durante o governo de Bolsonaro e Guedes, portanto, a perda salarial de servidores e servidoras já superou 23%. Apresentar uma proposta de apenas 5% é um verdadeiro escárnio e desrespeito ao serviço público.

O secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo da Silva, lamentou o tratamento dado aos servidores com o percentual apresentado pelo governo. “É lamentável a falta de comunicação e compromisso com os servidores federais. Estamos há meses demandando a abertura de uma mesa de negociação com o governo, que vem fazendo vista grossa“, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Servidores do Banco Central (Sinal), Fabio Faiad, reconheceu o avanço nas discussões do governo, que agora anunciam reajuste a todas as categorias, ao invés de conceder aumento apenas às categorias policiais, como vinha prometendo o presidente. No entanto, afirma que o percentual não é suficiente para arrefecer a greve dos servidores. “Nosso indicativo é contrário. Vamos continuar em greve até que o governo apresente um índice melhor que esse (de 5%)“, disse Faiad.

Cronograma de lutas

O SindoIF vai realizar assembleia geral docente na próxima segunda-feira, 18/4, a partir das 17h30min. Venha debater os rumos da campanha salarial.

Na sexta-feira, 22/4, o Setor das Federais do ANDES-SN estará reunido em Brasília. O SindoIF será representado pelo Prof. André Martins, integrante da comissão local de mobilização. A reunião do Setor das Federais congrega todas as seções sindicais do ANDES-SN que atuam em universidades federais, institutos federais e centros federais de educação tecnológica.

A semana de 25 a 29 de abril foi definida pelo Fonasefe, após sugestão aprovada no 40º Congresso do ANDES-SN, como Semana de Luta do Serviço Público Federal. A ideia é que se construa uma semana inteira de mobilizações e paralisações.