Assembleia docente no IFRS aprova paralisação na última semana de abril

A assembleia docente do ANDES no IFRS ocorrida nesta segunda, 18, aprovou paralisação de uma semana, entre 25 e 29 de abril, como parte da mobilização unificada das e dos servidores federais.

Sindicalize-se online aqui

Por convocação do Comando Local de Mobilização (CLM) do ANDES-SN no IFRS foi realizada assembleia docente na segunda-feira, 18/4, de forma híbrida. A parte presencial ocorreu no Auditório do Campus Viamão, enquanto os demais campi acompanharam a reunião no formato virtual.

As professoras e os professores debateram a proposta do comando local para a Semana de Mobilização das Servidoras e dos Servidores Públicos, que foi agendada pelo FONASEFE para ocorrer entre 25 e 29 de abril. Pela proposta, os e as docentes do IFRS irão paralisar por uma (1) semana, em apoio a greve unificada dos servidores federais e para exigir do governo a abertura de mesa de negociação da campanha salarial de 2022.

A proposta de paralisação por uma semana, que foi aprovada por unanimidade entre os e as presentes na assembleia geral, será levada pelo SindoIF para a reunião do setor das federais do ANDES-SN, que irá ocorrer em Brasília na próxima sexta, 22/4.

As professoras e professores aprovaram, ainda, a construção de uma agenda de mobilização que será construída em reuniões em cada campus, no primeiro dia da paralisação. Ainda em 25 de abril está sendo organizada uma plenária de entidades sindicais e estudantis, que irá ocorrer no pátio da FACED/UFRGS a partir das 18h. A plenária será em defesa da educação e do serviço público, reunindo entidades da UFRGS, da UFCSPA do IFRS e do IFSULRIOGRANDENSE.

Notificação aos dirigentes do IFRS

Na terça, 19, o SindoIF notificou o Reitor do IFRS, Prof. Júlio Heck, e as diretoras e os diretores gerais dos 7 campi da base de nossa seção sindical, de acordo com a legislação vigente.

Leia no documento neste link a troca de mensagens com o recebido da notificação pelo Reitor e pelas Diretoras e Diretores Gerais de campus.

Entenda a pauta da campanha salarial unificada de 2022

Em 18/01/2022 o FONASEFE (fórum das entidades do serviço público federal) protocolizou junto ao Ministério da Economia uma pauta unificada de todas as carreiras dos SPF. Em linhas gerais essa pauta continha (leia mais detalhes aqui):

📌 Imediata revogação da Emenda Constitucional (EC) nº 95/2016 (teto dos gastos);
📌 Recomposição salarial emergencial de 19,99% para todas as categorias dos SPF;

📌 Rejeição imediata da proposta de reforma administrativa (PEC 32) no Congresso.

Desde janeiro o governo federal se negou a abrir mesa de negociação com as categorias do serviço público federal. Somente após o início da greve das e dos previdenciários, em março, o governo apontou a possibilidade de negociar um índice linear de reposição para todas as categorias.

Recentemente, Bolsonaro e Guedes foram até a imprensa para propagandear uma proposta de 5% de reajuste linear para todas as servidoras e todos os servidores sem sequer chamar as entidades sindicais para o diálogo.

Por isso é fundamental nossa organização e mobilização para pressionar o governo a abrir uma mesa de negociação. Venha lutar conosco na Semana de Paralisação, Mobilização e Luta de 25 a 29/4. Procure o/a representante da comissão de mobilização em seu campus.

Venha lutar em um sindicato com mais de 75 mil professoras e professores sindicalizados. Venha para o ANDES-SN! Sindicato é pra lutar, não para assistir! Sindicalize-se online aqui!