Confira o 28A do ANDES e SINDOIF no RS e no DF

Na quinta, 28/4, aconteceu o Dia Nacional de Mobilização, Paralisação e Luta, parte integrante do calendário da Semana em Defesa das Universidades, Institutos Federais e CEFET. O SindoIF – Seção do ANDES-SN no IFRS, esteve presente na caravana em Brasília e realizou atividades no Campus Alvorada e no Campus Porto Alegre.

📋Sindicalize-se online aqui

As atividades de 28 de abril iniciaram pelo Campus Alvorada, onde a comissão local de mobilização do SindoIF esteve reunida durante o turno da manhã com colegas e estudantes. A conversa tratou do orçamento das instituições federais de ensino, estrangulado pela Emenda Constitucional nº 95/2016 (o famigerado “teto dos gastos”), e também dos 7 anos de congelamento salarial de servidoras e servidores públicos.

Na Semana em Defesa das Universidades, Institutos Federais e CEFET, entre 25 e 29 de abril, o SindoIF instalou faixas relativas a pauta unificada de servidores e servidoras federais em todos os campi da base (veja acima a faixa instalada na fachada do Campus Alvorada).

À tarde, no Campus Porto Alegre, o SindoIF e a Assufrgs Sindicato fizeram uma roda de conversa com servidores e servidoras. A roda de conversa foi transmitida e gravada no Youtube da Assufrgs (clique aqui para assistir).

No diálogo entre colegas dos segmentos docente e técnico-administrativo em educação, foi ressaltada a importância da participação nas atividades de outras categorias em luta, como previdenciários em greve e metroviários mobilizados contra a privatização do Trensurb.

Foi enfatizado, ainda, a importância de aumentar a mobilização de trabalhadoras e trabalhadores em educação, como forma de viabilizar a deflagração de uma greve unificada no mês de maio. O presidente do SindoIF, André Martins, ressaltou que “as categorias da educação federal nunca tiveram qualquer reposição salarial sem greve, em nenhum governo desde a ditadura militar. De 1980 até 2016 somente ganhamos reajuste com a força de uma greve“, completou.

Dia de Luta em Brasília

A caravana do ANDES Sindicato Nacional à Brasília teve a participação do colega Stefan Chamorro Bonow, professor no Campus Restinga, representando o SindoIF e o Comando Local de Mobilização do IFRS.

Na quinta, 28, o ANDES-SN e os demais sindicatos vinculados ao Fonasefe iniciaram suas atividades pela manhã no Bloco “C” da Esplanada dos Ministérios. Depois seguiram em marcha até o Bloco “P”, pressionando para o governo abrir mesa de negociação com todas as categorias do serviço público federal. Na parte da tarde a caravana de servidoras e servidores públicos foi dialogar com a população do DF, em uma atividade de panfletagem na Rodoviária de Brasília.

Para saber mais e participar das atividades da agenda da semana de lutas clique aqui. Venha para a luta unificada dos SPF contra o congelamento salarial, pela revogação imediata do “teto dos gastos” (EC/95) e pela recomposição do orçamento das universidades, institutos federais e CEFET.

Venha construir a luta unificada e participe de um sindicato classista com mais de 75 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Venha para o ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 41 anos de lutas. Sindicalize-se online aqui.