Governo apresenta proposta para grevistas do INSS

Na quarta, 11 de maio, o Ministro do Trabalho e Previdência (MTP) e o Presidente do INSS apresentaram uma proposta ao Comando Nacional de Greve (CNG) da FENASPS, com o objetivo de resolver os principais pontos da pauta de trabalhadores e trabalhadoras do INSS, que estão em greve desde 23 de março.

Após o grande ato na manhã da quarta-feira, 11 de maio – quando centenas de servidores do Seguro e da Seguridade Social ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em uma demonstração de força e comprometimento coletivo – representantes do Comando Nacional de Greve (CNG) da FENASPS (Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) foram recebidos em uma audiência com o ministro do Trabalho e Previdência (MTP), José Carlos Oliveira, e como presidente do INSS, Guilherme Serrano.

Na reunião no MTP, o ministro Oliveira se comprometeu a encaminhar uma minuta de Projeto de Lei (PL) para a Casa Civil avalizando a Carreira do Seguro Social como típica de Estado, estabelecendo como critério mínimo de admissão para o cargo de Técnico do Seguro Social escolaridade de nível Superior.

Ainda, o ministro Oliveira se comprometeu que o MTP enviará ao Ministério da Economia a proposta de recomposição do Vencimento Básico (VB) dos servidores do Seguro Social, de acordo com o que foi construído conjuntamente pela FENASPS e demais entidades sindicais e o próprio INSS.

A proposta surge após mais de 50 dias de greve em todo país, forjada na mobilização da categoria previdenciária, em conjunto com a estratégia de realizar uma grande pressão continuada sobre os/as parlamentares no Congresso. A relevante e crescente adesão à greve de servidores(as) do INSS e dos ministérios da Saúde e do Trabalho e Previdência foi determinante para forçar o governo a negociar as pautas dos colegas. É como diz o lema que utilizaram desde a deflagração da greve: sem luta, não há vitória!

* Matéria escrita a partir de informações da FENASPS.