Assembleia docente aprova deflagração de greve no IFRS

A assembleia geral docente ocorrida na quarta, 18/5, no Campus Canoas, aprovou por ampla maioria o indicativo de deflagração de greve unificada a partir de 23 de maio, de acordo com a proposta do ANDES-SN.

O Campus Canoas sediou em 18 de maio uma nova assembleia geral híbrida dos docentes do ANDES no IFRS. No intervalo de 30 dias foi a 3ª AG neste formato, sendo que a 1ª foi no Campus Viamão, em 18/4, e a 2ª no Campus Osório, em 12/5. Todas estas assembleias docentes tinham, em comum, a proposta de construção da mobilização e da greve unificada de servidoras e servidores federais.

Na assembleia do Campus Canoas, ocorrida nesta quarta, finalmente a mobilização de professoras e professores permitiu que a deflagração de greve fosse pautada e votada. Em uma AG com cerca de 70 participantes, 89% dos e das colegas foram favoráveis a deflagração de greve. A proposta aprovada indicou a próxima segunda-feira, 23 de maio, para o início da greve. O SINDOIF irá, agora, notificar imediatamente o Reitor (leia aqui o Of. 13_22) e os Diretores e Diretoras Gerais de cada campus da base, de acordo com a legislação vigente.

A proposta de deflagração de greve será levada para a Reunião do Setor das Federais do ANDES-SN, que irá ocorrer em Brasília no dia 20. Neste encontro participarão dois integrantes do Comando de Mobilização do SINDOIF, Rafael Brinkhues (Campus Viamão) e André Martins (Campus Porto Alegre). No dia seguinte, sábado, 21 de maio, haverá Reunião Ampliada do ANDES-SN, FASUBRA e SINASEFE. A reunião ampliada será híbrida, com a parte presencial ocorrendo em Brasília e a possibilidade de participação virtual.

Foi agendada, ainda, reunião com o Reitor do IFRS, Prof. Júlio Heck, em 24 de maio, terça-feira, em conjunto com o Sinasefe Bento. Entre os temas que serão debatidos com o Reitor está a greve dos/as servidores/as do IFRS e o estabelecimento de um acordo prévio de greve para compensação das atividades acadêmicas relativas aos dias parados.

A deliberação final da assembleia geral do Campus Canoas foi agendar a próxima AG híbrida para a quinta-feira da próxima semana, 26/5, com a parte presencial ocorrendo no Campus Restinga. A partir da segunda-feira, 23/5, cada campus deverá realizar reunião docente para escolher seu Comando Local de Greve e indicar representantes para o Comando de Greve do SINDOIF.

A greve nunca é o passo inicial para a conquista de direitos e para o atendimento de reivindicações. O governo Bolsonaro, no entanto, insiste em não abrir mesa de negociação. Temos, portanto, muitos motivos para lutar e deflagrar a greve em 2022, veja alguns:

🚩 Nossos salários estão congelados e defasados, em um contexto de inflação acelerada
🚩 O inicial na carreira EBTT está abaixo do piso nacional da educação básica
🚩 O projeto de escolas cívico-militares ataca a liberdade de ensinar
🚩 O processo de intervenção segue em muitas universidades
🚩 A redução da assistência estudantil empurra estudantes para a evasão
🚩 O ensino médio integrado está ameaçado pelo projeto do NEM
🚩 O futuro das instituições federais depende da revogação do “teto de gastos” (EC 95/16)
🚩 Nossa carreira está em risco e o serviço público pode ser privatizado com a PEC 32

Venha para a luta unificada dos SPF contra o congelamento salarial, pela revogação imediata do “teto dos gastos” (EC/95), pela recomposição do orçamento das universidades, institutos federais e CEFET e pelo arquivamento da PEC 32 (reforma administrativa).

Construa a luta unificada e participe de um sindicato classista com mais de 75 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Venha para o ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 41 anos de lutas. Sindicalize-se online aqui.