2ª Semana de Greve no IFRS terá agenda de luta

O Comando da Greve Docente no IFRS divulgou a agenda prévia de atividades da semana que se inicia em 30 de maio, data que marca a adesão das professoras e professores do Campus Alvorada à greve.

A semana entre 30 de maio e 3 de junho terá agendas de luta em Brasília/DF, reunindo representações de servidoras e servidores federais de diferentes categorias. O SINDOIF estará compondo o Comando Nacional de Mobilização (CNM) do ANDES-SN, representado pela professora Milena Silvester Quadros, do Campus Viamão, que ficará na capital federal durante toda a semana.

No dia 31 de maio, servidoras e servidores públicos realizam o Dia Nacional de Luta em Brasília, como parte das atividades da Campanha Salarial Unificada 2022, construída em unidade com as entidades que compõe o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate).

A semana irá marcar o início da greve em Alvorada, conforme deliberação ocorrida em 24/5 durante reunião híbrida dos professores e das professoras do Campus Alvorada. As e os colegas decidiram encerrar na sexta-feira, 27, o trimestre do médio integrado e realizar, entre os dias 24 e 27, diálogos e assembleias em cada turno com estudantes do campus. Na sexta-feira, 27, a Direção-Geral emitiu comunicado (leia aqui) anunciando que recebeu notificação sobre o início do movimento paredista no IFRS-Alvorada.

🚨 Estudantes e docentes do IFRS-Alvorada fizeram manifestação e gravaram vídeo para mostrar as condições de acesso ao prédio do campus à noite. O prédio fica em frente a uma rua mal iluminada, cheia de buracos, sem calçada, com lixo acumulado e onde não passa nenhum transporte público.

🎥 Vídeo de autoria de Thainah Mazin, estudante de Pedagogia do Campus Alvorada.

A próxima assembleia geral hibrida da greve docente será justamente no Campus Alvorada, na quinta-feira, 02 de junho, a partir das 10h30min.

A agenda de luta da 2ª semana de greve tem uma reunião programada para a manhã da segunda-feira, 30 de maio, no Campus Osório. A reunião dos e das docentes em greve inicia às 8h e a partir das 10h terá a participação do Comando de Greve do SINDOIF, que irá repassar informes do movimento em nível nacional e regional. A greve da educação começa a ganhar corpo, também, na base da FASUBRA com a adesão do Sindifes, sindicato que representa a categoria técnico-administrativa em educação na UFMG, CEFET/MG e UFVJM (leia aqui).

Na terça, 31, professores e professoras em greve e estudantes mobilizados vão fazer panfletagem no centro de Canoas, junto ao calçadão, em atividade marcada para as 15h. E, depois, em ato conjunto com outras entidades sindicais e estudantis, haverá uma plenária contra a cobrança de mensalidades nas IFE que começará as 17h, em frente a Faculdade de Educação (Faced) da UFRGS. A plenária é chamada pela Assufrgs, pela Seção do ANDES na UFRGS, pelo DCE/UFRGS, pela APG/UFRGS e pela ATU (Associação Terceirizados Unidos).

Na quarta-feira, 1º de junho, um ônibus contratado pelo Comando de Greve irá levar docentes e estudantes de Canoas até Bento Gonçalves, para acompanhar a assembleia geral de nossos colegas do Sinasefe BG. A saída está prevista para as 13h, em frente ao prédio do Campus Canoas.

Ainda na quarta, 01/6, as professoras e os professores do Campus Rolante farão reunião interna de mobilização a partir das 14h.

Na quinta-feira, 02/6, as professoras e os professores do Campus Viamão terão agenda na Câmara de Vereadores a partir das 16h, para levar a pauta de reivindicação docente para os e as parlamentares do município.

Outras atividades devem ser agendadas ao longo da semana. Venha para a greve. Vamos lutar para revogar o famigerado “teto dos gastos” e recompor o orçamento das Instituições Federais de Ensino. Venha lutar para ampliar os recursos da assistência estudantil – principal mecanismo para deter a evasão e garantir a inclusão na rede federal.

📝 Defender a educação pública! Essa é nossa escolha para o Brasil.

🚩 Agora é greve!

✊🏽 Fora Bolsonaro e Mourão!

📲 Sindicalize-se online e lute junto com o ANDES-SN!