Docentes e estudantes fazem ato em Canoas no Dia Nacional de Lutas

Neste 31 de maio – Dia Nacional de Lutas, estudantes e docentes do IFRS tomaram o centro de Canoas enquanto Brasília foi ocupada por servidores e servidoras em luta.

O último dia de maio foi marcado por fortes mobilizações de servidoras e servidores federais de diferentes categorias que tomaram a capital do país. Durante todo dia, Brasília foi palco de mobilizações e luta. Representando o SINDOIF estava a colega Milena Silvester Quadros, do Campus Viamão, que está compondo o Comando Nacional de Mobilização do ANDES-SN nesta semana.

Pela manhã houve manifestação em frente ao Congresso Nacional e na parte da tarde uma audiência pública sobre a PEC 206, que propõe cobrança de mensalidade nas instituições públicas de ensino.

Após a audiência pública, o presidente da CCJ da Câmara, Dep. Artur Maia (BA), anunciou a retirada da PEC 206 da pauta de debates da comissão.

Docentes em greve e estudantes mobilizados fazem ato em Canoas

Docentes e estudantes do IFRS fizeram ato no centro de Canoas neste dia 31. A atividade iniciou por volta das 15h no calçadão junto à estação do Trensurb, com panfletagem e diálogo com a população que passava pelo local. Estudantes do Campus Alvorada se somaram ao ato vindo com transporte contratado pelo SINDOIF, somando-se aos estudantes do Campus Canoas que estão em sua 2ª semana de mobilização.

A atividade encerrou na Praça do Avião e as e os presentes desfraldaram uma faixa de 4 x 2,90 metros sobre a passarela da BR 116, com os dizeres IFRS EM GREVE.

No final da tarde os e as docentes em greve foram apoiar a plenária das entidades da UFRGS, que estavam mobilizadas contra os cortes na educação e contra o pagamento de mensalidades em universidades e institutos federais. Nesta atividade o Comando de Greve Docente no IFRS foi representado pelo colega Claudio Fernández, do Campus Canoas.

Fique com algumas outras imagens da luta neste 31 de maio. Construa a greve em seu campus. Participe de um sindicato classista com mais de 75 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Venha para o ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 41 anos de lutas. Sindicalize-se online aqui.