Assembleia Geral em Alvorada encaminha ações da 3ª semana de greve

A 1ª assembleia da greve docente do IFRS no mês de junho ocorreu de forma híbrida, tendo o Campus Alvorada como sede presencial, e definiu encaminhamentos acerca das atividades da 3ª semana de greve.

A assembleia ocorreu na manhã de quinta-feira, 2 de junho, e teve registro de 45 participantes no formato online e cerca de 30 pessoas, entre docentes, técnico-administrativos e estudantes, que estavam presencialmente no auditório do Campus Alvorada.

Após os informes acerca da mobilização e greve no país, no estado e no IFRS, foi aberto um ponto de organização para permitir um diálogo com a comunidade de Alvorada, que ingressou na greve na segunda-feira, 30. Algumas dúvidas foram apontadas acerca do processo de deliberação e da própria legalidade da greve.

Presente na assembleia, o advogado do SindoIF, Thiago Genro Schneider, da RCSM Advocacia, esclareceu que os procedimentos de deflagração da greve estavam de acordo com a legislação vigente. Os integrantes do Comando de Greve, Manuela Finokiet (Campus Alvorada) e André Martins (Campus Porto Alegre) reforçaram o relato acerca da reunião do comando com a Reitoria, ocorrida em 24/5, que representou o reconhecimento e o respeito da gestão do IFRS em relação ao direito constitucional de greve de professoras e professores. Após este debate, alguns colegas que ainda estavam em dúvida sobre a possibilidade de adesão à greve declararam apoio ao movimento.

No ponto de pauta seguinte foram planejadas de forma coletiva as principais ações para a 3ª semana de greve, que irá iniciar na segunda-feira, 6 de junho. Foi confirmada a vinda do cineasta baiano Deivison Fonseca Fiuza, autor do longa “Abraço – a única saída é lutar”, que conta a saga de uma greve de professoras e professores no Sergipe. Ficou ajustado que haverá uma exibição do filme, seguida de debate com seu diretor, na quarta-feira, 08/6, no Campus Alvorada.

Também foi reforçada a pauta de 9 de junho – Dia Nacional de Lutas da Educação. A data está sendo construída em conjunto por entidades estudantis e organizações sindicais. Haverá um grande ato no final da tarde no centro de Porto Alegre. O comando de greve ficou incumbido de construir, junto com sindicatos parceiros e entidades estudantis, a logística para as atividades de 9 de junho.

No final do encontro foi definido que a próxima Assembleia Geral Docente Híbrida de greve será no Campus Rolante, na terça-feira, 07/6, a partir das 18h. E a Profª Milena Silvester Quadros, do Campus Viamão, foi eleita para ser a delegada do SindoIF SSind junto ao Conad do ANDES-SN que irá ocorrer em Vitória da Conquista/BA, no mês de julho.

Na parte da tarde, de forma online, os integrantes do comando de greve do IFRS, Manuela Finokiet e André Martins, reuniram-se com colegas surdas do Campus Alvorada. O encontro foi solicitado para buscar melhorar as condições de acessibilidade em relação aos materiais e as atividades da greve docente. As colegas afirmaram a necessidade de ampliar o diálogo com docentes, estudantes e com a comunidade externa sobre a pauta da greve, garantindo adequadas condições de acessibilidade. O comando assumiu o compromisso de melhorar tais condições, tanto nas assembleias e reuniões quanto nos materiais elaborados.

Venha lutar conosco! Construa a luta unificada e a greve em seu campus. Participe de um sindicato classista com mais de 75 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Venha para o ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 41 anos de lutas.

📝 Defender a educação pública! Essa é nossa escolha para o Brasil.

🚩 Agora é greve!

✊🏽 Fora Bolsonaro e Mourão!

📲 Sindicalize-se online e lute junto com o ANDES-SN!