Confira os destaques da agenda da 3ª semana da greve no IFRS

Confira as atividades unificadas da greve docente no IFRS, programadas para a semana entre 5 e 10 de junho, e participe da mobilização para a construção do Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública – 9 de junho.

A agenda da 3ª semana de greve começa pelo ingresso de docentes e técnico-administrativos em educação da UFPA na greve, a partir da segunda-feira, 6. Tanto a Seção Sindical do ANDES-SN, a Adufpa, quanto o sindicato da FASUBRA, o Sindtifes, deflagraram greve e programaram seu início para a mesma data. Na base do SINASEFE já são 11 institutos federais em greve, com a recente adesão do IFRO (em 06/6) e do IFPB (em 07/6). Na terça, 7, o maior instituto federal do país, o IFSP, faz sua assembleia geral para avaliar a deflagração de greve.

Agenda no IFRS

A 3ª semana de greve docente no IFRS iniciou com a agenda do Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/6 – domingo. Em Porto Alegre, durante todo dia, desde às 11h da manhã, as atividades ocorrem nas proximidades do Gazômetro. O Comando de Greve do IFRS foi representado na abertura das atividades pela Profª Manuela Finokiet, do Campus Alvorada.

A agenda segue com uma roda de conversa sobre cotas, promovida pelo Campus Alvorada, na segunda-feira, 06/6, a partir das 14h. A ideia é contextualizar a importância da política de cotas na educação federal e sua relação com a atual condição orçamentária das instituições federais de ensino, situação que impacta diretamente na permanência e no êxito de estudantes cotistas.

Nesta 3ª semana de greve, a assembleia geral docente híbrida terá sua parte presencial ocorrendo no Campus Rolante, na terça-feira, 07/6, com início previsto para às 18h. A exemplo do que ocorreu na recente assembleia geral do Campus Alvorada, o sindicato irá garantir a presença de tradutores e intérpretes de Libras para propiciar acessibilidade para toda a base docente.

Na quarta-feira, 08/6, o Campus Alvorada será palco da exibição e debate do longa metragem “Abraço – a única saída é lutar“, com a presença do cineasta DF Fiuza, diretor do filme. A atividade terá início às 14h. O filme é o primeiro longa financiado pelo movimento sindical no Brasil e retrata os bastidores de uma greve de professoras e professores da rede básica no estado de Sergipe. Segundo a sinopse da obra, “Ana Rosa vive o desafio de ser mãe, mulher, professora e dirigente sindical. Ela tenta conciliar as múltiplas tarefas da vida profissional e doméstica, mas a incompreensão de seu marido e a visão machista de sua própria mãe tornam a sua jornada ainda mais desafiadora“.

O cineasta DF Fiuza virá a Porto Alegre trazido pelo Fundo de Mobilização e Greve do ANDES-SN, em uma parceria do nosso Sindicato Nacional com o SindoIF – Seção Sindical no IFRS.

Na quinta-feira, 9 de junho, irá ocorrer o Dia Nacional de Mobilização e Luta em Defesa da Educação Pública. As organizações estudantis e os sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores em educação de todo país estarão mobilizados/as, nas universidades, institutos federais e CEFET, para lutar contra os cortes orçamentários, contra o famigerado “teto de gastos” e contra a cobrança de mensalidades nas instituições federais de ensino.

O SindoIF irá disponibilizar ônibus para os e as estudantes dos campi que quiserem vir para participar do ato em Porto Alegre. A atividade principal será ao final da tarde, com caminhada e ato público unificado que está sendo construído por sindicatos e organizações estudantis. Em muitas cidades da base, como Osório e Alvorada, haverá ato local pela manhã, organizado por estudantes e docentes do IFRS.

Conclamamos os e as colegas docentes que ainda não tenham aderido à greve para que paralisem suas atividades no dia 9 de junho e se somem aos atos previstos. Todas as professoras e todos os professores da base estão legalmente cobertos pelo Ofício nº 13/22 do SindoIF (leia aqui). Venham para o Dia Nacional de Luta e convidem seus/suas estudantes.

Na sexta-feira, 10 de junho, a atividade unificada irá ocorrer no Campus Restinga, a partir das 10h20min. Trata-se de convite para acompanhar e participar do debate com o vereador Matheus Gomes (PSOL), sobre os problemas e reivindicações da comunidade da Restinga. A atividade irá acontecer no Auditório Mirelle Barcos Nunes do IFRS Restinga.

Confira, ainda, as atividades da agenda de seu campus com o Comando Local de Greve. Participe a construa a luta unificada e a greve. Venha lutar em um sindicato classista com mais de 75 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Junte-se ao ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 41 anos de lutas. Sindicalize-se online aqui.