Estudantes e docentes na luta contra os cortes: 9J

No dia nacional de luta em defesa da educação, 9 de junho, docentes do IFRS em greve e estudantes e técnico-administrativos mobilizados realizaram atos na capital gaúcha e no litoral norte, para protestar contra os cortes orçamentários que atingem universidades, institutos federais e CEFET.

Em Osório, no litoral norte do estado, as manifestações ocorreram ainda na manhã de quinta, 9, com estudantes e docentes realizando um ato em frente ao Campus do IFRS e, após, saindo em caminhada pelas ruas da cidade até o centro de Osório.

Na capital gaúcha a concentração ocorreu no Campus Porto Alegre, desde o início da tarde. O Comando de Greve do SINDOIF colocou ônibus disponíveis para trazer estudantes e colegas de Alvorada, Canoas, Restinga e Viamão. O ato ocorreu no átrio do campus e, depois, teve um momento de manifestações na esquina da Cel. Vicente com a Voluntários da Pátria. No ato falaram diferentes organizações sindicais e entidades estudantis, além da deputada federal Fernanda Melchionna e do vereador da capital Matheus Gomes (ambos do PSOL).

Após a concentração no IFRS Campus Porto Alegre, estudantes, docentes e técnico-administrativos saíram em caminhada até a FACED/UFRGS e, depois, pelas ruas do Centro Histórico até o prédio do Instituto de Artes da UFRGS, ponto final dos atos do 9J na capital gaúcha. Fique com mais algumas imagens do 9J.