Parlamentares recebem docentes em Alvorada e Canoas

No início da 5ª semana da greve docente, as professoras e os professores do IFRS foram até as Câmaras Municipais de Alvorada e de Canoas para levar sua pauta de reivindicações aos vereadores e vereadoras.

Na segunda-feira, 20, teve Audiência Pública na Câmara Municipal de Alvorada, convocada pela Vereadora Profª Giovana (PT), para tratar da solicitação do NEABI do Campus Alvorada que busca viabilizar a organização da etapa municipal da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR). Também esteve presente na atividade a Deputada Estadual Stela Farias (PT).

O debate teve a participação de docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes do Campus Alvorada. Ao final do encontro, a Profª Manuela Finokiet, representando o Comando da Greve Docente do IFRS, leu uma carta contextualizando a pauta do movimento paredista e solicitou que a vereadora Profª Giovana compartilhasse o documento com os e as demais parlamentares da cidade.

Diante da recusa do governo federal em receber educadoras e educadores e com os constantes ataques à educação pública e gratuita, que se materializaram nos recentes cortes orçamentários que inviabilizam o funcionamento da rede federal de educação profissional e tecnológica como um todo, aproveitamos a oportunidade para perguntar: como construir uma educação pública antirracista e justa com todos os povos sem investimento? Como mudar a história de opressão construída no processo colonizador sem condições de trabalho para que os estudantes possam ingressar e permanecer na sala de aula?“, dizia um trecho da carta lida pela Profª Manuela.

Na audiência da Câmara Municipal em Alvorada também estiveram presentes os docentes Fábio Marçal, Diretor-Geral do Campus Alvorada, além de Luciano Corsino (Campus Rolante), que participou de forma remota, e André Martins (Campus Porto Alegre).

Em Canoas, na terça-feira, 21 de junho, docentes em greve e estudantes mobilizados estiveram na Câmara Municipal para intervenções no grande expediente a convite das vereadoras Maria Eunice Wolf e Vani Piovezan (ambas do PT). O professor Claudio Fernández, integrante do Comando da Greve Docente, e a estudante do curso técnico integrado em Administração Emili Paiva, representando o Grêmio Estudantil do Campus Canoas, falaram da tribuna para tratar dos motivos da mobilização no campus.

Sendo uma instituição relativamente nova, o início das aulas do Campus Canoas foi em 2010, ainda não contamos com toda a infraestrutura planejada e as dificuldades econômicas que todos conhecem nos ameaçam especialmente. Não contamos com moradia nem refeitório estudantil, para poder oferecer alimentação saudável e subsidiada e, quem sabe, permitir o estudo em turno integral, para algumas turmas, reduzindo o tempo de formatura“, disse Emili. “A nossa faixa menor de bolsa estudantil era de mais de R$ 100 mensais em 2017 e, hoje, com todos os aumentos de custos desde essa época, precisou ser reduzida para R$ 45 mensais. A consequência disto é que começamos a ver entre nós alguns colegas que não conseguem pagar o transporte todos os dias, mesmo entre quem tem meia-passagem, e precisam escolher três dias na semana para assistir as aulas“, completou Emili Paiva.

Na atividade em Canoas também estiveram presentes os colegas docentes Leila Castillo, Romir Rodrigues e Heraldo Makrakis. Fique com algumas imagens das atividades nos parlamentos municipais de Alvorada e de Canoas.