Docentes do IFRS seguem em greve até o OCUPA CAMPUS

Assembleia geral docente realizada na sexta, 24, manteve a greve no IFRS até a próxima semana, para participar do OCUPA CAMPUS, em universidades federais, institutos federais e CEFET, que irá ocorrer entre 27 e 29 de junho.

Na sexta-feira, 24/6, em nova assembleia docente híbrida e com a parte presencial ocorrendo no auditório do Campus Alvorada, as professoras e professores do IFRS avaliaram o cenário da greve após 1 mês da deflagração do movimento paredista iniciado em 23 de maio. Com cerca de 70 participantes, a assembleia iniciou por volta das 10h30min e e teve 2h de debates.

Sob o impacto da divulgação de novo corte orçamentário realizado pelo governo Bolsonaro e que consta na Portaria SETO/ME Nº 5.649/2022 (leia no link ao lado), a assembleia geral foi informada que o valor cancelado no IFRS soma R$ 4.533.517, após este 2º corte, representando 7,2% do total orçado para a instituição em 2022.

O debate entre docentes, e que teve a participação de estudantes, foi centrado na avaliação do movimento grevista diante do cenário de resistência aos cortes orçamentários que estão inviabilizando muitas ações nas instituições federais de ensino, como é o caso da permanência estudantil e do pagamento de bolsas de ensino, pesquisa e extensão.

A maioria das manifestações apontaram o êxito das mobilizações e a necessidade de seguir dialogando com a comunidade externa para apontar a defesa da educação pública, bem como a denúncia dos cortes, como centralidade na luta docente.

No debate sobre continuidade ou encerramento da greve, a maioria optou por continuar e organizar as atividades do OCUPA CAMPUS entre 27 e 29 de junho. Dentre as e os docentes presentes, 53% votaram pela continuidade do movimento paredista, até 29/6, enquanto 38% votaram pela sua finalização imediata e 9% se abstiveram. O resultado será levado para a reunião do Setor das Federais do ANDES-SN, que irá ocorrer em 25/6, pelo professor do Campus Canoas e integrante do Comando de Mobilização e Greve, Claudio Fernández.

A assembleia geral aprovou, ainda, por ampla maioria e sem nenhum voto contrário, o Termo de Acordo de Greve que será assinado com o IFRS. Agora o Comando de Greve irá agendar sua assinatura junto à Reitoria.