Semana de Lutas em Defesa da Educação e do Serviço Público

A semana entre 4 e 8 de julho marca mais uma grande mobilização em defesa do serviço público e contra os cortes na educação na capital federal.

Com a participação do Prof. Cleiton Oliveira, do Campus Alvorada, representando o SINDOIF na Comissão Nacional de Mobilização do ANDES-SN, segue a pressão contra os cortes na educação e em defesa do serviço público junto ao Congresso Nacional em Brasília/DF.

Na pauta da semana de lutas em defesa da educação e contra os cortes, está agendada a votação de admissibilidade da proposta de emenda constitucional (PEC) nº 96/2019, de autoria da Deputada Fernanda Melchionna (PSOL/RS), que objetiva vedar o contingenciamento e os cortes do orçamento destinado à educação.

O ANDES-SN e diversas entidades estão apoiando a proposta e lançaram, em 4 de julho, uma Carta Aberta pela Aprovação da PEC 16 de 2019 (leia na íntegra).

Entre 4 e 8 de julho, as e os manifestantes estão no Aeroporto Juscelino Kubistchek, na capital federal (DF), recepcionando senadores, senadoras, deputados e deputadas. Durante toda a semana, diversas atividades estão previstas na agenda da jornada de lutas.

As professoras e os professores protestam contra os cortes e os desvios de recursos do Ministério da Educação (MEC), cobram a realização da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MEC, a recomposição do orçamento da Pasta e o atendimento da pauta de reivindicações do Setor da Educação, protocolada no último dia 14 de junho. Além disso, cobram junto com demais categorias do funcionalismo federal, a recomposição salarial de 19,99%, a revogação da Emenda Constitucional (EC) 95 – que impôs o famigerado “Teto dos Gastos” – e o arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, da contrarreforma Administrativa.

Construa a luta contra os cortes na educação. Participe de um sindicato classista com mais de 75 mil sindicalizados e sindicalizadas em todo Brasil. Venha para o ANDES Sindicato Nacional e ajude a construir uma organização sindical com 41 anos de lutas. Sindicalize-se online aqui.