Encontro reforça pauta de lutas do ANDES no RS

O XXIII Encontro Regional do ANDES-SN no RS ocorreu em 23 e 24 de setembro, no auditório do Campus Osório do IFRS, e contou com representação das 6 seções sindicais gaúchas.

O encontro do ANDES-SN reuniu representantes da ADUFPEL, APROFURG, SEDUFSM, SESUNIPAMPA, Seção do ANDES-SN na UFRGS e SINDOIF, tendo sido realizado no Campus Osório do IFRS na sexta-feira (23/9), à noite, e ao longo da manhã e da tarde do sábado (24/9).

Este foi o primeiro Encontro Regional do ANDES-SN ocorrido no Litoral Norte do estado e a segunda oportunidade em que foi sediado em um campus do IFRS. A Comissão de Organização do evento convidou, ainda, representação do SINASEFE para participar da atividade.

O encontro iniciou com um debate que contextualizou os desafios da construção da democracia em nosso país, em especial no cenário de avanço da extrema-direita, do discurso anti-ciência e da política de ódio. Na mesa estavam representantes do ANDES e do SINASEFE, que abordaram o cenário político atual e os desafios do futuro governo e sua relação com as pautas da educação e do serviço público.

No sábado pela manhã o debate foi sobre o direito à educação e tratou de avaliar os desafios que se abrem com a educação digital e o teletrabalho, reafirmando a necessidade da luta pela educação presencial e pela revogação das contrarreformas do ensino médio, da BNCC e demais entulhos normativos que afastam estudantes da classe trabalhadora do acesso e da permanência nas instituições federais de ensino.

Na parte da tarde do sábado ocorreu a tradicional plenária das seções sindicais, que reforçou a necessidade da luta contra as intervenções nas universidades federais, indicou a necessidade de maior envolvimento das seções do ANDES-SN no apoio à organização estudantil e aos trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas e o aprofundamento dos debates sobre a organização sindical no ambiente da multicampia.

Fique com algumas imagens do Encontro Regional do ANDES-SN ocorrido em Osório. Fotos: Diego Balinhas (Aprofurg).