Participe do cronograma de luta contra os cortes

Entidades sindicais e estudantis estão organizando ações de enfrentamento a política de cortes e de bloqueios orçamentários do governo federal, com agenda local e nacional.

As atividades iniciam em 11/10 (terça) com um ato e aula pública em Pelotas, na UFPel. A aula pública será entre 14 e 16h, com objetivo de contextualizar as dificuldades da universidade em garantir o pagamento do salário de trabalhadoras e trabalhadores terceirizados. Após a aula pública as entidades estudantis e sindicais irão realizar um ato em defesa da educação e das instituições federais de ensino. O SINDOIF estará representado pelo Prof. Claudio Fernández (Campus Canoas), da atual diretoria da seção sindical.

Na quinta, 13/10, logo após o feriado, haverá uma Plenária da Educação Pública chamada por entidades sindicais e estudantis. Irá ocorrer às 18h no pátio da FACED/UFRGS. A plenária tem objetivo de reunir as comunidades da UFRGS, UFCSPA e IFRS e organizar as ações na região metropolitana para o ato nacional de 18 de outubro. O SINDOIF convoca todas e todos para a plenária e para a Assembleia Geral Docente do IFRS que irá ocorrer nesta data, com objetivo de avaliar a paralisação das atividades na terça, 18/10.

Na sexta, 07, teve reunião das entidades para iniciar a organização do dia de luta contra os cortes e em defesa da educação pública (18/10). O encontro reuniu o DCE da UFRGS, DCE da UFCSPA, UEE, UNE, APG da UFRGS, ANDES/UFRGS, ASSUFRGS, SINDOIF, ATU e ADUFRGS. A ideia é iniciar uma concentração pelo IFRS Campus Porto Alegre, na tarde de 18 de outubro, e depois sair em caminhada até a UFCSPA e, na sequência, até o campus central da UFRGS. Em reunião na próxima segunda-feira as entidades irão detalhar a organização do ato.

O SINDOIF participou, ainda, de atividades no Campus Sapucaia do IFSUL na sexta, 07, e de uma assembleia estudantil no Campus Restinga do IFRS. Veja imagens a seguir. O Comando de Mobilização da Seção Sindical irá propor agenda de atividade em cada campus da base na próxima semana.