Lula derrota Bolsonaro e irá assumir em janeiro

Nas eleições mais disputadas desde a redemocratização, o candidato apoiado pelo ANDES Sindicato Nacional no 2º turno, Lula da Silva, derrotou Jair Bolsonaro nas urnas por uma diferença de cerca de 2 milhões de votos.

Com 100% das mesas totalizadas em todo país, um total de 124,25 milhões de brasileiras e brasileiros votaram no 2º turno, enquanto que a abstenção foi de 32,20 milhões (20,58%) de eleitores e eleitoras. O resultado final marcou 50,90% dos votos válidos para Lula contra 49,10% para Bolsonaro. Veja detalhes da votação nas cidades da mesorregião metropolitana da capital gaúcha que conformam a base de nossa seção sindical:

Alvorada: Bolsonaro venceu com 50,35% dos votos válidos contra 49,65% de Lula;

Canoas: Bolsonaro venceu com 54,90% dos votos válidos contra 45,10% de Lula;

Osório: Bolsonaro venceu com 51,80% dos votos válidos contra 48,20% de Lula;

Porto Alegre: Lula venceu com 53,50% dos votos válidos contra 46,50% de Bolsonaro;

Rolante: Bolsonaro venceu com 64,93% dos votos válidos contra 35,07% de Lula;

Viamão: Lula venceu com 5347% dos votos válidos contra 46,53% de Bolsonaro.

O presidente eleito manifestou-se logo após a confirmação do resultado e apontou a necessidade de rever o “teto dos gastos”, acabar com o orçamento secreto, se opor às privatizações de Correios e Petrobrás, bem como ampliar os recursos da merenda escolar e o acesso ao ensino superior. Anunciou, ainda, que irá revogar as portarias que permitem acesso irrestrito às armas e que irá ampliar a transparência dos órgãos públicos e acabar com os sigilos impostos por Bolsonaro.