Orçamento de dezembro é liberado após pressão

Por sindoif

O orçamento das instituições federais de ensino, relativos aos compromissos de novembro e dezembro, que havia sido bloqueado por Bolsonaro e Guedes foi liberado após a pressão de sindicatos, entidades estudantis e comunidades acadêmicas.

O governo federal liberou os recursos financeiros e o orçamento das instituições federais de ensino que haviam sido bloqueados neste final de ano. A liberação ocorreu na sexta-feira, 16 de dezembro de 2022.

Com isso as universidades, institutos federais e centros federais de educação tecnológica poderão honrar os compromissos de novembro e dezembro e encerrar suas atividades em 2022, apesar dos cortes ocorridos no mês de maio.

O anúncio da liberação dos recursos bloqueados em 30 de novembro ocorreu ao longo da Jornada de Luta contra os Cortes que foi convocada pelo ANDES-SN e teve apoio de entidades estudantis, como ANPG e UNE. A jornada de lutas que mobilizou as comunidades acadêmicas em todo país ocorreu em 15 e 16/12 (leia aqui).

De outra parte o ANDES-SN, a partir da articulação no Fonasefe, segue na luta pela ampliação de recursos para as instituições federais de ensino no orçamento do próximo ano (LOA 2023), inclusive no que se refere a previsão de recursos para reposição salarial para servidoras e servidores públicos (leia aqui).

No próximo ano, após o futuro governo confirmar o arquivamento da PEC 32, conforme já sinalizou, nossa luta será pela revogação da EC/95 (“teto dos gastos”). Venha lutar com o ANDES Sindicato Nacional! Sindicalize-se online aqui.

Compartilhe nosso conteúdo