Nota de Pesar: Profª Agnes Schmeling

Por sindoif

É com imenso pesar que o SINDOIF S. SIND – Seção Sindical do ANDES-SN no IFRS – se pronuncia sobre a trágica perda da professora Agnes Schmeling, ocorrida de forma inesperada e chocante. A professora era moradora de Maquiné/RS, cidade afetada por um ciclone na última quinta-feira, 15/6. A residência dela ficava em uma área mais elevada e que foi atingida por deslizamentos. Neste momento de profunda tristeza, compartilhamos nossa solidariedade e sinceros sentimentos com a família, amigos e toda a comunidade acadêmica.

Agnes Schmeling foi uma colega inspiradora, dedicada e comprometida com a educação. Ela atuou no Campus Porto Alegre e no Projeto Prelúdio por muitos anos. Atualmente era professora de música do Campus Osório e usava a música para se expressar. Exercia um trabalho fundamental que garantia a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social, transformando vidas.

Agnes Schmeling sempre mobilizava os/as estudantes para intervenções culturais durante manifestações e greves, como no caso da recente Greve contra Bolsonaro em 2022, no Campus Osório, em que ela participou ativamente.

A perda repentina e trágica da professora deixa um vazio imensurável em nossos corações. É difícil encontrar palavras que possam expressar adequadamente a tristeza que sentimos. Sua ausência será profundamente sentida por todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la e trabalhar ao seu lado.

Neste momento de luto pela perda da Profª Agnes, de seu marido e de sua mãe, nos solidarizamos com a família e amigos, oferecendo nosso apoio e amparo. Que encontrem conforto nas lembranças dos momentos felizes compartilhados ao lado dessa mulher excepcional.

Em nome de todos as professoras e todos os professores sindicalizados, expressamos nossa gratidão à professora Agnes Schmeling por sua contribuição inestimável à educação e à sociedade como um todo. Seu legado permanecerá vivo em nossos corações e na memória de todos aqueles e aquelas que tiveram o privilégio de cruzar seu caminho.

Descanse em paz, querida professora.

SINDOIF Seção Sindical

Compartilhe nosso conteúdo