10 de agosto: Andes, Fasubra e Sinasefe chamam dia de luta – campanha salarial 2024
Na quinta-feira, 10 de agosto, ocorrerá mais uma rodada da mesa de negociação da campanha salarial 2024 e os sindicatos da educação federal, vinculados ao ANDES-SN, a Fasubra e ao Sinasefe, estão convocando de forma unificada um dia nacional de mobilização, paralisação e luta.
As atividades deverão ocorrer em Brasília/DF, nas capitais dos estados e nas principais cidades do interior com presença de instituições federais de ensino.
Em Porto Alegre foi definido um ato unitário para iniciar a partir das 11h com concentração em frente à Faculdade de Educação (Faced) da UFRGS.
O ato de 10 de agosto ocorre na semana de luta pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM) e aponta, ainda, a necessidade de revogação de normativas do governo Bolsonaro, tais como a Portaria MEC nº 983/2020, e a luta pelo fim da lista tríplice (e das intervenções) nas universidades federais.
A atividade se soma ao calendário unificado de lutas de servidoras e servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal contra o Arcabouço Fiscal, contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e em Defesa do Serviço Público.