Sindicatos pedem a suspensão do calendário por tempo indeterminado no IFRS

Por sindoif

Com o RS enfrentado os efeitos das enchentes de maio e necessitando reforçar as ações de solidariedade às vítimas e diante do quadro de caos social no estado, seis organizações sindicais da base do ANDES-SN, FASUBRA e SINASEFE solicitaram ao Reitor do IFRS a imediata suspensão do calendário letivo de todos os campi por tempo indeterminado.

Em ofício encaminhado à Reitoria do IFRS, as duas seções sindicais do ANDES-SN com base entre docentes da instituição, APROFURG e SINDOIF, em conjunto com os sindicatos da FASUBRA que respondem pela base de técnico-administrativos, APTAFURG e ASSUFRGS, além das seções sindicais da base do SINASEFE, que atuam tanto na representação de docentes quanto de técnico-administrativos em educação, SINASEFE BENTO e SINASEFE SERTÃO, enviaram solicitação conjunta para a imediata suspensão do calendário letivo no IFRS (Ofício conjunto ANDES, FASUBRA e SINASEFE nº 01 de 2024).

No referido ofício conjunto, as entidades sindicais apontam que estamos diante da maior catástrofe climática da história do RS, com repercussão em todas as regiões do estado e com efeitos na infraestrutura e nas condições de acesso das unidades do IFRS que sequer puderam ser devidamente avaliadas até o presente momento.

O documento aponta, ainda, as dificuldades de acesso a eletricidade, água potável e conexão à internet tanto de estudantes quanto de servidoras e servidores do IFRS, o que inviabiliza a manutenção de atividades acadêmicas e administrativas tantos presenciais como à distância.

Diante do cenário onde é necessário preservar vidas e agir de forma solidária com a população atingida, as organizações sindicais da base do ANDES-SN, FASUBRA e SINASEFE solicitaram ao Reitor, Prof. Júlio Heck, a imediata suspensão do calendário letivo por tempo indeterminado em todas as unidades acadêmicas da instituição. Assim que a Reitoria responder ao ofício, daremos ampla divulgação.

 

Quer apoiar as comunidades atingidas? Faz um pix para:

🔗 pix.solidario@proton.me

 

Imagem da capa: Divulgação/Nasa, mostrando como ficou Porto Alegre após as inundações.

Compartilhe nosso conteúdo