Sede própria do IFRS Viamão será no Tecnopuc

Por sindoif

Após mais de uma década de espera e de lutas, a comunidade do Campus Viamão irá acompanhar a assinatura oficial da compra do terreno e instalações da sede própria do IFRS no município.

O governo federal está comprando o espaço do Tecnopuc em Viamão/RS, por R$ 42 milhões, para servir de sede para o IFRS Campus Viamão. Em 16 de setembro o governo federal havia confirmado ao ANDES-SN, em resposta oficial do MEC, que estava negociando a aquisição do espaço da PUCRS no município (leia aqui).

A aquisição será oficializada em ato programado para ocorrer em 18 de novembro de 2024 às 14h, com a assinatura da transferência pelo Ministério da Educação e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O Campus Viamão é o único dos 17 campi do IFRS ainda sem sede própria.

Com cerca de 16 hectares de área total e 34 mil m² construídos, o espaço irá permitir a ampliação da oferta de vagas nos diferentes cursos do Campus Viamão.

A expectativa da Profª Maira Baé Baladão Vieira, Diretora-Geral do IFRS Viamão, é dobrar a oferta de vagas no curto prazo. O Campus Viamão possui, atualmente, cerca de 700 estudantes, 40 docentes e 32 técnico-administrativos em educação (TAE).

Para que seja possível ofertar 1.400 vagas nos diferentes cursos regulares é necessário garantir, ao menos, 70 docentes e 45 técnico-administrativos em educação para Viamão, segundo a Profª Maira, indicando a necessidade de 30 novas vagas docentes e 13 novas vagas TAE.

O Campus Viamão oferece atualmente cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração e em Meio Ambiente; cursos técnicos subsequentes em Administração, Meio Ambiente e Serviços Públicos; cursos superiores em Processos Gerenciais e em Gestão Ambiental; e curso de especialização em Agroecologia.

 

Compartilhe nosso conteúdo