Docentes aprovam semana de lutas em dezembro

Por sindoif

As professoras e os professores da base do ANDES-SN no IFRS aprovaram a proposta de uma semana de lutas entre 9 e 13 de dezembro, em defesa da democracia e pelo imediato cumprimento do acordo da greve de 2024.

Em assembleia geral ocorrida no Campus Restinga, em 27/11, as professoras e os professores do IFRS aprovaram uma paralisação em 12 de dezembro (quinta-feira), como parte do calendário de lutas sugerido pelo Setor das Federais do ANDES-SN.

A Semana de Lutas nas Universidades, Institutos Federais e CEFETs, que irá ocorrer entre 9 e 13/12, terá atividades programadas para cobrar memória, verdade, justiça e reparação e para exigir a condenação de golpistas do passado e do presente. No Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10/12, as instituições federais da base do ANDES-SN vão articular ações contra a anistia de militares e civis golpistas e em defesa da punição de quem atentou contra a democracia no Brasil.

Em 12/12 haverá um dia de paralisação para pressionar o governo federal a cumprir os termos do acordo de greve com docentes e técnico-administrativos em educação, assinados ao final da Greve da Educação Federal de 2024. O projeto de lei com as alterações salariais e de carreira negociadas na greve ainda não foi encaminhado ao Congresso Nacional, existindo um risco real de não ser votado em tempo de garantir a reposição salarial de 9% em janeiro de 2025.

Em 13/12 será realizada a última reunião do GT de atividades docentes da carreira EBTT na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no MEC, em Brasília/DF. O referido grupo foi criado a partir da revogação da Portaria 983/2020 e tem como desafio a elaboração da norma que vai substituir a Portaria 750/2024.

Após a assembleia geral docente de 27/11, as professoras e professores realizaram uma assembleia eleitoral de sindicalizadas e sindicalizados, que aprovou a prestação de contas do SINDOIF no biênio 2022-2024 e elegeu a nova diretoria da seção sindical para o biênio 2024-2026.

A nova diretoria irá notificar a Reitoria do IFRS sobre o dia de paralisação (12/12), em defesa do cumprimento do acordo de greve e contra os cortes na educação.

Sindicato é pra lutar, não para assistir! Sindicalize-se no ANDES-SN!

Compartilhe nosso conteúdo