Congresso do ANDES-SN aprova a centralidade da luta para 2019

O 38º Congresso do ANDES-SN, aberto no último dia 28 em Belém (PA), aprovou uma proposta consolidada sobre a centralidade da luta do Sindicato Nacional em 2019.

O texto será o norteador da centralidade da luta e das ações do Sindicato Nacional durante o ano de 2019. Ele foi aprovado sem nenhum voto contrário e com algumas abstenções pelos docentes presentes no 38º Congresso do ANDES-SN na noite de segunda-feira (28). Para Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN, a plenária do Tema I foi positiva. “Foi uma grande vitória do ANDES-SN. A base do sindicato se sensibilizou a construir um texto consolidado”, avaliou.

Atuar buscando maior mobilização da base, pela construção de uma ampla unidade para combater a contrarreforma da previdência, as privatizações e revogar a EC 95. Defender a livre expressão, organização e manifestação, enfrentando as medidas antidemocráticas de extrema direita: defender os direitos fundamentais dos (as) trabalhadores e trabalhadoras; os serviços e os (as) servidores (as) públicos (as), bem como o financiamento público para Educação, Pesquisa e Saúde Públicas. Para tanto, empenhar-se na construção de uma Frente Nacional Unitária, como espaço de aglutinação para essa luta, contribuindo assim para avançar na organização da classe trabalhadora”.

A plenária do Tema I debateu Movimento Docente, Conjuntura e Centralidade da Luta. Foram apresentadas oito propostas de textos como resolução. Para Antonio, as falas, ao longo dos debates, indicavam a necessidade de unidade. “Isso nos permitiu dialogar com os propositores e avançar para um texto que, mesmo sem contemplar todas as demandas da base, foi aprovado sem nenhum voto contrário e com apenas algumas abstenções”.

Antonio argumenta que essa aprovação é uma sinalização positiva para o congresso que vai até sábado, dia 2. “Espero que essa percepção da necessidade da unidade diante da conjuntura siga se expressando no congresso”, disse o docente.

O 38º Congresso do Sindicato Nacional ocorre na Universidade Federal do Pará, em Belém, capital do estado. O evento começou na segunda-feira e vai até sábado (2/2). O tema central do 38º Congresso é “Por Democracia, Educação, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos: em defesa do trabalho e da carreira docente, pela revogação da EC/95”. Coordenaram os debates Mariana Trotta, Emerson Duarte, Roberto Kanitz e Cristine Hirsch. Foi aberto um tempo de 7 minutos para cada uma das contribuições sobre o Tema 1 – Movimento Docente, Conjuntura e Centralidade da Luta – apresentadas no Caderno de Textos e em seu anexo.

O Sindoif SSind está presente no 38º Congresso do ANDES-SN com duas delegadas, as colegas Manuela Finokiet, do Campus Alvorada (representando a diretoria da seção sindical), e Jaqueline Rosa da Cunha, do Campus Porto Alegre (eleita pela base).

Fonte: ANDES-SN