Debate na Restinga reuniu sindicatos e a Reitoria do IFRS

No dia 6, como parte da Semana de Formação Pedagógica do Campus Restinga, o ANDES-SN, a Assufrgs Sindicato e a Reitoria do IFRS debateram as políticas públicas e a atuação dos/as trabalhadores/as em educação no novo contexto nacional.

Com a presença do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Amilton Figueiredo, da coordenadora da Assufrgs Sindicato, Márcia Tavares, e do diretor da Regional RS do ANDES-SN, Mário San Segundo, foi realizada a mesa denominada “Políticas Públicas e a atuação dos/as trabalhadores/as em educação: desafios no contexto do IFRS”, dentro da programação da 9ª Semana de Formação Pedagógica do Campus Restinga. O evento ocorreu no dia 6, a partir das 13h30, e foi mediado pelo Prof. Rudinei Müller.

O representante do ANDES-SN pautou temas fundamentais para a defesa dos Institutos Federais, como o necessário fortalecimento do ensino médio integrado (EMI) e do Proeja – como diferenciais dos institutos – em especial diante do risco contido no PL 11.279/2019, que altera a Lei de criação dos IFs. Mário San Segundo apontou a necessidade de construção de uma ampla frente unitária das centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais, com intuito de barrar a contrarreforma da previdência e demais medidas do governo Bolsonaro que intensificam a retirada de direitos.

Mário aproveitou o espaço para divulgar a Carta de Belém, relativa ao recente Congresso do ANDES-SN que ocorreu entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro na capital paraense. E também destacou a importante conquista da paridade entre professoras e professores na composição das estruturas diretivas do Sindicato Nacional, aprovada no referido Congresso.

Na opinião da professora do Campus Restinga, Daniela Sanfelice, “foi fundamental ter esse espaço de debate na jornada pedagógica do campus, pois propiciou a participação de muitos colegas“. “Foi excelente que a organização da Semana Pedagógica tenha trazido essa pauta“, concluiu a professora Daniela.

A Adufrgs Sindical também foi convidada, mas não respondeu ao convite nem enviou representante.