Docentes se preparam para Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora

Representação do Sindoif SSind e de diversas seções sindicais do ANDES-SN estarão presentes na Praça da Sé, em São Paulo/SP, no dia 20 de fevereiro, para uma grande mobilização contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro e de Guedes.

A participação massiva na Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora foi aprovada no 38º Congresso do ANDES-SN, em Belém (PA). O ato na Praça da Sé em São Paulo será um momento importante de mobilização e luta unitária da classe trabalhadora. O objetivo é votar um plano de lutas, com novas assembleias, atos, manifestações e a organização da greve geral para enfrentar a contrarreforma da previdência.

Depois de diminuir o valor do salário mínimo, o governo Bolsonaro está tentando acabar com a aposentadoria dos/as trabalhadores/as do campo e da cidade. Primeiro ele mandou para o Congresso a Medida Provisória (MP) nº 871/2019, que pode acabar com a aposentadoria dos/as trabalhadores/as rurais. Até o final de fevereiro deve encaminhar uma proposta de emenda constitucional (PEC) com novas regras para os/as trabalhadores/as da iniciativa privada e para os/as servidores/as públicos.

Querem deixar seu futuro na mão dos bancos

Sem diálogo, Jair Bolsonaro e Paulo Guedes querem acabar com a aposentadoria por tempo de contribuição, impor idade mínima de 65 anos tanto para homens quanto para mulheres e, ainda, implantar um modelo de capitalização da previdência na qual cada trabalhador/a abriria uma conta para recolher de forma individual recursos para sua aposentadoria. O sistema de capitalização substituiria o atual sistema de repartição, financiado de forma tripartite entre Estado, empregadores/as e trabalhadores/as. Ou seja, o novo sistema desoneraria os/as empregadores/as e o Estado de qualquer responsabilidade com a PREVIDÊNCIA da população, deixando todo o ônus para quem trabalha.

Esse sistema de capitalização beneficia os bancos, seguradoras, fundos de pensão (como o Funpresp) e demais agentes financeiros, que recolheriam as contribuições dos/as trabalhadores/as e aplicariam esses recursos na especulação financeira. Você quer deixar seu futuro e o futuro de filhos/as e netos/as nas mãos dos bancos?

Veja a seguir o vídeo preparado pela CSP Conlutas sobre a reforma da previdência. É ROMBO ou ROUBO! Tire suas conclusões!