Entidades da educação organizam a Greve de 15 de maio no RS
As principais entidades representativas de trabalhadores/as da educação e estudantes se reuniram na sede do CPERS Sindicato, no dia 3, para começar a organização das atividades para a GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO em 15 de maio.
Sindicatos e organizações estudantis se reuniram na sexta, 3, na sede do CPERS Sindicato em Porto Alegre para começar o processo de organização da GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO – 15 de Maio – no RS. Entre as entidades, estavam presentes o CPERS, o Sindoif ANDES IFRS, a Assufrgs, a Adufrgs, o Sinpro-RS, o Sinasefe IFSul, a UEE e a APG-UFRGS. Para a próxima reunião, agendada para o dia 10, há previsão que novas entidades se somem ao esforço de organização unitária do 15M.
O Sindoif esteve representado nesta primeira reunião pela colega Adriana Pancotto, do Campus Osório. Veja a seguir algumas deliberações:
- A bandeira geral do 15M no estado será “Em defesa da Educação e contra a Reforma da Previdência“;
- Nas cidades que tenham campus das universidades ou institutos federais, e houver mobilização, as atividades serão regionalizadas;
- Os/as trabalhadores/as e estudantes das demais cidades deverão se deslocar para se somar a atividade da capital;
- Sugestões de atividades no período da manhã: aulas públicas; rodas de conversa com a calculadora do Dieese e panfletagem na entrada das escolas, universidades e IFs;
- Na capital serão escolhidos 3 a 4 pontos de referência para atividades unitárias (definição no dia 10).
Na próxima sexta, o Sindoif irá divulgar o detalhamento das atividades na capital e em Osório, onde haverá regionalização das atividades no Litoral Norte.