Movimentos e centrais definem calendário de luta

As centrais sindicais e os movimentos sociais do RS organizaram na tarde de segunda, 16, o calendário de lutas para o final de setembro e início de outubro. Veja detalhes a seguir.

Reunidos na sede da Fecosul, as centrais sindicais, os movimentos sociais, o movimento estudantil e o movimento ambiental, além de inúmeros sindicatos, debateram os próximos passos para organização das atividades de enfrentamento ao governo Bolsonaro. A reunião ocorreu na segunda-feira, 16, entre 14h e 16h.

20 de setembro – Mobilização Global do Clima

Apesar do 20/9 ser feriado no RS, estão mantidas as atividades em Porto Alegre referentes a Mobilização Global do Clima e em Defesa da Amazônia e do Meio Ambiente.

Na Redenção, nas proximidades do monumento ao expedicionário, a partir das 15h, haverá a manifestação chamada por entidades da luta ambiental dentro da Mobilização Global do Clima.

Uma outra atividade irá ocorrer na orla do Guaíba, junto ao gasômetro, também a partir das 15h, com panfletagem em Defesa da Amazônia e chamando para o ato unitário do dia 24/9.

24 de setembro – Tod@s nas ruas contra a destruição do Brasil

Um dia de lutas e paralisações unificado no RS foi chamado para o dia 24/9, terça-feira. Nesta data, possivelmente, o Senado Federal deve começar a votar em plenário a proposta de desmanche da previdência.

A ideia é mobilizar todos e todas, nos locais de trabalho e estudo, para falar da defesa do meio ambiente, dos direitos, da educação, do emprego e contra a reforma da previdência e as privatizações.

Com uma pauta ampla e unitária, a convergência deverá acontecer ao final do dia, na esquina democrática, para um grande ato unitário cuja concentração terá início as 17h.

Greve Nacional de 48h na educação federal

Outra data debatida foi a greve nacional de 48h que está sendo chamada por ANDES-SN, ANPG, FASUBRA, SINASEFE e UNE para os dias 2 e 3 de outubro, nas universidades, institutos federais e CEFET.

Em relação a essas datas, o Sindoif ANDES/IFRS irá convocar assembleia geral para definir a participação dos professores e professoras da base, inclusive tendo em vista o calendário de eleições do IFRS que prevê a votação em 1º turno, para Reitor e Diretor(a) Geral, em 02/10.

Fique atento(a) e participe da assembleia geral docente para definir as atividades de 2 e 3 de outubro no IFRS.