Congresso do ANDES-SN propõe greve na educação
Foi aprovado por unanimidade um calendário de lutas para os próximos meses que prevê rodada de assembleias até o dia 13 de março para debater a construção da greve e reunião conjunta dos setores das federais e estaduais nos dias 14 e 15 do mesmo mês. Na sequência, os docentes participarão do dia nacional de luta com paralisação, atividades e mobilização em 18 de março.
A construção de uma greve dos docentes das Federais, se possível em conjunto com os docentes das Estaduais e Municipais, foi amplamente discutida durante a plenária que tratou do Plano de Luta do Setor das Federais no Congresso do ANDES-SN ocorrido na USP entre 4 e 8 de fevereiro. Os delegados indicaram ainda o diálogo com outras categorias para a construção de uma greve do setor da Educação, e ainda dos servidores públicos, rumo à construção de uma greve geral, em defesa da Educação Pública e para enfrentar os ataques dos governos federal e estaduais.
Após a avaliação de que os ataques do governo federal à Educação Pública, como o programa Future-se, também impactam nos estados e municípios, os delegados presentes ao 39º Congresso do ANDES-SN deliberaram por construir a greve das Ifes junto com os docentes das Estaduais e Municipais, buscando articular com demais entidades, para uma greve conjunta do Setor da Educação. Além disso, foi pautada a necessidade de incentivar e implantar a criação, nos estados, do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por Direitos e Liberdades Democráticas, o fortalecimento da Frente Escola sem Mordaça e a luta contra a militarização das escolas.
Foram aprovados ainda encaminhamentos e ações na defesa da autonomia universitária, em relação à nomeação de reitores, defesa das liberdades democráticas, de expressão bem como da autonomia pedagógica para o livre exercício do ensino, da pesquisa e da extensão.
O SINDOIF – Seção do ANDES-SN no IFRS – irá convocar assembleias para debater o indicativo de GREVE DA EDUCAÇÃO a partir da semana que se inicia em 17 de fevereiro. Fique atento(a) e venha lutar conosco!