Lutar pela EDUCAÇÃO e construir a GREVE docente
O 39º Congresso do ANDES-SN aprovou por unanimidade o indicativo de greve nas universidades, institutos federais e CEFET, para lutar pela educação pública, por nossas instituições e em defesa do serviço público. Veja detalhes.
A cidade mais populosa da América Latina, São Paulo, recebeu o 39º CONGRESSO DO ANDES-SINDICATO NACIONAL, realizado entre os dias 04 e 08 de fevereiro de 2020, com o tema “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita”.
Sediado pela histórica Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (ADUSP-Seção Sindical), o Congresso teve a participação de 86 seções sindicais, 460 delegadas/os, 178 observadoras/os e 14 convidadas/os, além de 34 diretores/as, totalizando 680 participantes, sendo o de maior presença de seções sindicais e de delegadas/os da história do ANDES-SN.
Os participantes estavam nutridos pela certeza da construção da greve da categoria em uma das mais importantes batalhas contra a destruição dos institutos federais, CEFET e universidades por uma extrema-direita que, recentemente, na fala do Ministro da Economia, qualificou os servidores e servidoras públicas de “parasitas”.
O debate resultou na decisão de trabalhar para aprofundar a unidade com outros fóruns e entidades dos servidores públicos federais, para manter a luta pela revogação da EC 95/2016, e da contrarreforma da Previdência e seus efeitos imediatos (como o confisco do salário dos SPF), além de lutar contra os próximos ataques como a Reforma Sindical, a carteira verde e amarela e o Plano Brasil Mais, que poderá autorizar a redução de 25% da jornada de trabalho e do salário do(a)s docentes.
O Congresso deliberou por unanimidade resistir contra os inúmeros ataques contra a educação pública e gratuita, construindo um forte movimento nas instituições federais de ensino que possa servir de lastro para uma Greve Nacional da Educação.
Entre os dias 02 e 13 de março o SINDOIF – Seção do ANDES no IFRS – irá realizar assembleia descentralizada para avaliar a participação dos professores e professoras de sua base na Greve Nacional de 18/03 e o indicativo de Greve docente aprovado no Congresso do ANDES-SN.
Vamos passar nos 7 campi de nossa base e realizar a assembleia geral presencial com a seguinte pauta:
- Participação na Greve Nacional de 18 de março;
- Indicativo de Greve na base do ANDES-SN;
- Proposta de pauta de reivindicações;
- Assuntos Gerais.
A assembleia será aberta tanto para participação de docentes quanto para técnico-administrativos e estudantes, todos e todas com direito a voz. Os professores e as professoras terão direito a voto sobre os temas da pauta, independentemente de filiação ao ANDES-SN.
Veja a seguir o cronograma da assembleia descentralizada do SINDOIF:
- Campus Rolante: 02/03 (segunda-feira) a partir das 13h;
- Campus Viamão: 04/03 (quarta-feira) a partir das 13h;
- Campus Osório: 04/03 (quarta-feira) a partir das 18h;
- Campus Alvorada: 05/03 (quinta-feira) a partir das 13h;
- Campus Porto Alegre: 06/03 (sexta-feira) a partir das 16h;
- Campus Canoas: 10/3 (terça-feira) a partir das 16h;
- Campus Restinga: 12/3 (quinta-feira) a partir das 13h.
Oportunamente indicaremos os locais das reuniões em cada campus. Venha conosco! Sindicato é pra lutar, não para assistir!