Prefeito e vereadores querem retirar campus do IFRJ

Os vereadores de Belford Roxo (RJ) aprovaram na última terça-feira, 9, uma mensagem enviada pelo prefeito Waguinho (MDB) revogando a doação do terreno onde hoje se encontra instalado o Campus do IFRJ no município. Leia detalhes.

Em funcionamento há cinco anos, o Campus Belford Roxo do IFRJ destina-se à oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores, Educação Profissional Técnica em Nível Médio e Educação Superior, com ênfase em áreas relacionadas à indústria criativa – com foco em design, moda, vestuário, calçado, acessórios, urbanismo; bem como, na formação de professores/as, potencialmente para a área de artes.

Atualmente o campus Belford Roxo oferece o Curso Técnico Concomitante/Subsequente em Produção de Moda, os cursos de Formação Inicial e Continuada em Empreendedorismo e Gestão de Negócios, Desenvolvimento de Produto Têxtil e de Moda, Adereços de Carnaval, Blogueiro(a) de Moda, Gestão de Vendas e Negócios de Moda, Estamparia e Tingimento Artesanal.

O IFRJ chegou na cidade através da Fase III da expansão dos Institutos Federais. O terreno doado pela Prefeitura, na gestão anterior, através da Leis Municipais 1.479/13 e 1.520/14, fica em frente 39º Batalhão da Polícia Militar, do Fórum e em uma área conhecida como “marco zero”, no bairro São Bernardo.

O bairro não possui saneamento básico e ruas asfaltadas. Quando chove tem muita lama e quando faz sol, muita poeira. A unidade do IFRJ apoia as artesãs do local, mudando a lógica do ensino da moda e das artes e oferecendo oportunidades aos jovens da região.

O Movimento de Educação Popular, que está presente no campus desde 2017, informou que iniciará a mobilização de uma frente para barrar a retirada do único local de ensino presencial e com currículo federal em uma cidade com 510 mil habitantes e lembrou que “o despejo da comunidade daquele território é uma afronta direta ao direito a uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade”.

Os professores e professoras da Seção Sindical do ANDES-SN no IFRS se solidarizam com estudantes e servidores do Campus Belford Roxo e toda a comunidade atingida. O SINDOIF já solicitou ao ANDES Sindicato Nacional que, juntamente com Sinasefe e Fasubra, busque fortalecer a defesa da comunidade de Belford Roxo e do campus do IFRJ.

Manifestamos apoio, também, aos colegas do SINTIFRJ, Seção Sindical do Sinasefe no IFRJ, que representa docentes e técnico-administrativos em educação do Campus Belford Roxo.

VEJA COMO VOTOU CADA VEREADOR/A

Pela retirada do IFRJ do terreno: Anjinho (PDT); Armandinho Penelis (PMN); Bill da Piscina (PODE); Cristiane Guedes (PP); Cristiane Sobreira (PSB); Eduardo Araújo (PSB); Elvis da Internet (PSL); Jadinho do Pica-Pau (MDB); Juarez da Farmácia (MDB); Kênia Santo (PODE); Markinho Gandra (PDT); Nelci Praça (PTB); Nuna (PV); Rodrigo com a Força do Povo (PRTB); Rodrigo Gomes (MDB); Tayano (MDB); Tuninho Medeiros (PDT); Varandão (Republicanos).

Pela permanência do terreno com o IFRJ: Cristiano Santos (PTB) e Pastora Aninha (MDB).

Faltaram a Sessão: Gal (Avante); Nem Colonial (PSL); Telminho (PSL); e ZZ da Cajabar (Avante).

Com informações do Diário do Rio.