Em defesa do médio integrado e do Proeja no IFRS
Nos dia 16 e 17, o IFRS realizou o II Seminário do Ensino Médio Integrado e o IV Encontro do Proeja. Os eventos aconteceram no Campus Porto Alegre e contaram com a participação de representantes da Reitoria e dos 17 campi do IFRS.
O SindoIF SSind – Seção Sindical do ANDES-SN no IFRS – esteve presente no evento, apoiando os esforços para garantir o cumprimento da previsão legal que aponta o médio integrado e o Proeja como prioridades dos Institutos Federais. Seguiremos na luta pela garantia de médio integrado e Proeja em todos os campi do IFRS.
Também manifestamos nossa preocupação com a proposta de implantação da contrarreforma do ensino médio, em especial a intenção divulgada pelo governo Temer de criar ‘escolas-piloto’ para iniciar a “reformulação do ensino médio.
Por duas vezes neste ano, audiências públicas que discutiriam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio foram canceladas. Na sexta-feira, 10, em Belém (PA), um protesto de professores e estudantes impediu que os conselheiros integrantes do CNE ocupassem suas mesas e dessem início à audiência. Antes, no dia 8 de junho, a audiência pública programada para acontecer em auditório no Memorial da América Latina, em São Paulo, também foi cancelada, devido a uma intensa manifestação protagonizada por professores e estudantes.
Devemos continuar lutando pela revogação da contrarreforma do ensino médio e pela ampliação da oferta de vagas de integrado e Proeja no IFRS. Para tanto, o SindoIF irá pautar este tema em reunião com o Reitor de nossa Instituição no próximo dia 24.