Assembleia define posição do SINDOIF sobre APNP

O SINDOIF realizou assembleia geral na quarta, 22, para eleger representantes ao 8º CONAD Extraordinário do ANDES-SN e para debater a proposta de atividades pedagógicas não presenciais (APNP) que está em construção no IFRS. Leia detalhes.

O SINDOIF SSIND – Seção Sindical do ANDES no IFRS – realizou assembleia geral, no formato online, nesta quarta-feira, 22/7. Na pauta a eleição de representação ao 8º CONAD Extraordinário de nosso Sindicato Nacional, entre outros temas de relevância para professores e professoras.

Após alguns informes, a assembleia debateu e aprovou por unanimidade um texto proposto pelo Prof. Claudio Fernández, do Campus Canoas, que solicita apoio à indicação da brigada internacionalista de médicos cubanos ao Prêmio Nobel. Leia a seguir o texto Apoio aos Médicos Cubanos. A Diretoria do SINDOIF foi encarregada, pela assembleia, de apresentar o texto na próxima reunião conjunta dos setores do ANDES-SN.

Na sequência, a assembleia geral elegeu a Profª Manuela Finokiet (Campus Alvorada) como delegada e o Prof. Claudio Fernández (Campus Canoas) como observador ao 8º CONAD Extraordinário, que irá ocorrer em 30 e 31/7, no formato online.

O ponto seguinte, sobre avaliação e debate acerca do ensino não presencial no período da pandemia, ocupou a maior parte do tempo da assembleia geral.

A pauta tratou do ensino remoto no IFRS e a discussão iniciou após informe do Prof. Rafael Brinkhues, do Campus Viamão, que é representante do SINDOIF no GT de Retomada do Calendário Acadêmico do IFRS. O ponto se estendeu por diversas intervenções, que contextualizaram os problemas do debate e da implementação do ensino não presencial.

No final, foi construído um encaminhamento de consenso, aprovado por unanimidade entre os/as presentes, com os seguintes pontos, caso o Conselho Superior venha a aprovar o regulamento para atividades pedagógicas não presenciais em componentes curriculares dos cursos regulares do IFRS:

1. Manter posicionamento frontalmente contrário ao retorno de quaisquer atividades presenciais enquanto não houver segurança sanitária para todos e todas, independentemente de indicadores que apontem redução da curva de contaminação e óbitos ou de bandeiras epidemiológicas que indiquem eventual arrefecimento da pandemia em cidades ou regiões de atuação do IFRS.

2. Buscar estimular o estabelecimento de vínculos entre docentes e estudantes no período da pandemia e da suspensão das atividades presenciais, sem a preocupação de contabilizar tais atividades como carga horária em componentes curriculares dos cursos regulares do IFRS.

3. Manter a defesa da suspensão do calendário acadêmico, ainda que seja aprovado regulamento instituindo atividades pedagógicas não presenciais (APNP), até que seja totalmente seguro o retorno presencial.

4. Manter exigência de que os componentes curriculares dos cursos regulares do IFRS sejam integralmente ofertados na forma presencial, quando do retorno do calendário acadêmico, caso haja estudantes que não tenham conseguido acompanhar as atividades pedagógicas não presenciais (APNP).

5. Desestimular professores e professoras a ofertar APNP nos componentes curriculares dos cursos regulares sempre que tal oferta representar exclusão de estudantes, inclusive através de suporte jurídico para aqueles e aquelas que não desejarem ofertar atividades pedagógicas não presenciais.

6. Seguir apontando os equívocos da implementação do ensino remoto, tanto pelo que representa como modalidade que desestrutura e ataca o fazer, a carreira e o trabalho de professoras e professores, em especial pelo incremento do desemprego na rede privada de educação, quanto pelos riscos de segurança nas atividades digitais e no desrespeito aos direitos autorais de docentes, situações que são reforçadas e se acentuam no ambiente virtual.

No último ponto de pauta da assembleia foi realizada uma avaliação sobre a primeira ‘live’ do SINDOIF, que tratou do antifascismo e antirracismo no Brasil. As falas da Profª Manuela Finokiet e do Prof. Cleiton Oliveira (ambos do Campus Alvorada), apontaram os êxitos, os problemas e o aprendizado originado a partir da referida atividade online. A Profª Aline Silva, do Campus Porto Alegre, falou sobre o ciberataque ocorrido em evento organizado pelo NEABI de seu campus.

Como encaminhamento no sentido de fortalecer a segurança em atividades online foi aprovado proposta indicando que o SINDOIF deverá constituir uma rede com outros sindicatos para tratar de cibersegurança em ambientes digitais, inclusive buscando assessoria técnica para o tema.