Chapa 1 vence eleição para diretoria do ANDES-SN
A eleição ocorreu no formato telepresencial entre 03 e 06/11 e teve disputa entre a chapa 1 – Unidade para Lutar – e a chapa 2 – Renova Andes. Participaram da votação quase 13 mil professores e professoras em todo país. Veja detalhes.
A gestão 2020-2022 do ANDES-SN foi definida após totalização de votos ocorrida neste sábado, 7, que indicou 7.086 votos para a chapa 1, 5.658 votos para a chapa 2, 48 votos em branco e 64 votos nulos. A contagem foi o desfecho de um processo iniciado em janeiro, no Congresso do ANDES em São Paulo, com a inscrição das chapas, e que foi interrompido em março devido a pandemia de covid-19.
A votação deveria ter ocorrido no mês de maio, como é tradicional no ANDES-SN. Foi adiada devido a pandemia e confirmada para novembro. Foi a primeira vez que o ANDES deixou de realizar eleições no formato presencial nos seus 40 anos de trajetória.
A campanha das chapas ocorreu exclusivamente no formato online e se encerrou no último dia 2/11. Entre 3 e 6 de novembro, das 9h às 21h, o(a)s votantes tiveram acesso as mesas de votação telepresenciais. Neste formato o/a eleitor/a precisava se identificar a partir de um documento oficial com foto, junto a uma mesa receptora virtual, usando a câmera de vídeo de seu celular ou computador. Após a identificação, cada votante recebia um link para votar, que tinha validade de até 10 minutos.
Além das mesas receptoras por seção sindical haviam também mesas para voto em separado. Os votos em separado foram avaliados pelas comissões eleitorais de suas respectivas seções, para saber se cumpriam as previsões regimentais do pleito. Caso o voto fosse admitido, era imediatamente direcionado para a mesa da respectiva seção sindical do votante, sem que a comissão eleitoral tivesse acesso ao seu conteúdo. Somente após a avaliação de todos os votos em separado, ocorreu a totalização que apontou a vitória da Chapa 1, perfazendo cerca de 55,6% dos votos válidos, ficando a chapa 2 com 44,4% dos votos válidos.
A Chapa 1 venceu as eleições também na Regional RS, composta por 6 seções sindicais. Nas seções gaúchas a votação final apontou 298 votos para a Chapa 1 e 238 votos para a Chapa 2. A chapa 1 venceu no Andes/UFRGS, na Aprofurg, na Sesunipampa e no Sindoif, enquanto a chapa 2 venceu na Adufpel e na Sedufsm.
Na composição da diretoria eleita do ANDES-SN está a Profª Manuela Finokiet, do IFRS Campus Alvorada, atual vice-presidenta do Sindoif. A Profª Manuela irá assumir a 2ª Vice-Presidência da Regional RS do ANDES-SN, a partir da posse da nova diretoria prevista para ocorrer no 10º Conad Extraordinário que será convocado para o mês de dezembro.