O genocídio de Bolsonaro e as perspectivas para 2021

Em pouco mais de 9 meses, desde a metade de março até o final de dezembro de 2020, dados oficiais apontam que já morreram mais de 190 mil pessoas no Brasil devido a pandemia da Covid-19 e em decorrência do negacionismo do governo anti-ciência de Jair Bolsonaro, que desdenha da crise sanitária. Leia detalhes.

Desde a primeira morte oficial devido a pandemia, registrada pelo Ministério da Saúde em 12 de março de 2020 (leia aqui), já são mais de 190 mil vidas ceifadas pelo coronavírus no Brasil neste ano.

Vivemos um final de ano tenebroso em um ano terrível, com crescentes índices de mortalidade por Covid-19 e com milhões de infectados no país, vítimas de uma pandemia que Bolsonaro negou em nome do lucro.

Mesmo neste cenário de genocídio escancarado ocorreram importantes manifestações classistas, anticapitalistas e contra os diversos tipos de opressão, com destaque para as manifestações antirracistas, em resposta a diversos assassinatos bárbaros ocorridos sob as lentes das câmeras de segurança, que evidenciaram outra forma de genocídio, o racismo estrutural.

Enquanto no congresso os representantes da burguesia negociam a presidência das casas e a pauta de ataques contra a classe trabalhadora, o governo de Jair Bolsonaro, apesar de ter sido derrotado nas eleições municipais, permanece no Palácio do Planalto e pretende acelerar os ataques aos trabalhadores e trabalhadoras, principalmente com a reforma administrativa.

Nesta conjuntura, para resistir aos ataques, devemos desenvolver ações para deslegitimar o discurso liberal, prestar solidariedade militante a todas as categorias em luta, redobrar os esforços no desenvolvimento do trabalho de base, além de organizar frentes e fóruns regionais de luta.

Para isso é fundamental reforçar e ampliar as organizações sindicais classistas, como o ANDES Sindicato Nacional, na perspectiva de fortalecimento da luta contra Bolsonaro e seus aliados. Como dizemos no SindoIF, desde a fundação desta Seção Sindical há 3 anos, sindicato é pra lutar, não para assistir!

Sindicalize-se ao ANDES-SN e ao SindoIF SSind preenchendo nosso formulário online aqui. Venha lutar conosco e ajudar a construir nossa pauta.

Em 2021 defenderemos:

• Vacinação já e gratuita para todos os brasileiros e todas as brasileiras;
  • Manutenção do auxílio emergencial;
  • Revogação imediata da emenda constitucional do teto (EC/95) e ampliação dos investimentos públicos em saúde e educação;
  • Rejeição completa da proposta de reforma administrativa;
  • Taxação das grandes fortunas;
  • Nomeação e posse imediata dos reitores eleitos e das reitoras eleitas nas universidades, institutos federais e CEFET;
  • Retorno ao ensino presencial somente com segurança sanitária para toda a comunidade escolar;
  • Rejeição da naturalização do ensino remoto e do ensino híbrido em substituição ao ensino presencial;
  • Educação pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada;
  • Valorização do conhecimento e da ciência e a ampliação dos recursos públicos para investimento em pesquisa e extensão.